Blog Renato Geraldo Mendes

Junte-se aos nossos leitores. Cadastre-se e receba atualizações:

Renato Geraldo Mendes (1961) é um jurista brasileiro que se dedica ao estudo da contratação pública e da interpretação jurídica. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), é fundador e CEO da Zênite Informação e Consultoria S.A., uma das mais conceituadas empresas de consultoria, capacitação e suporte técnico-jurídico à Administração Pública do país. A Zênite atua no mercado há 30 anos como provedora e produtora de informação jurídica para a tomada de decisões dos agentes públicos.

Desde 1994, é coordenador-geral da Revista Zênite ILC – Informativo de Licitações e Contratos, a mais tradicional publicação periódica especializada em circulação, já tendo ultrapassado a 300ª edição. 

Organizou e coordenou mais de três centenas de eventos técnicos-jurídicos sobre licitações e contratos. Atua como professor na área da contratação pública desde meados dos anos 1990. Também foi chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado do Paraná (1986-1992) e Assessor Jurídico do Tribunal de Contas do Paraná (1993).

Nos últimos 25 anos, vem dedicando-se à formação e capacitação de profissionais da área de contratação pública, bem como ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e produção técnica com o objetivo de contribuir para a estruturação de uma nova visão e concepção sobre o regime jurídico da contratação pública e a interpretação do Direito.

É autor das obras:

A quarta dimensão do direito (Curitiba: Zênite, 2013);

 Lei de licitações e contratos anotada (9. ed. Curitiba: Zênite, 2013);

 O processo de contratação pública: fases, etapas e atos (Curitiba: Zênite, 2012);

O regime jurídico da contratação pública (Curitiba: Zênite, 2008);

 O novo regime jurídico das licitações e contratos de acordo com a Lei nº 9.648/98 (Curitiba: Zênite, 1998); e

 Inexigibilidade de licitação: repensando a contratação pública e o dever de licitar, em coautoria com Egon Bockmann Moreira (Curitiba: Zênite, 2016).

É também autor de inúmeros artigos e trabalhos técnicos publicados e colabora periodicamente com o Blog Zênite, espaço virtual especializado em assuntos relacionados à contratação pública.